BIG BLOG ESTUDANTIL DO ETALÍVIO PEREIRA

ESTUDO E DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS EM REDE.

BLOG EDUCACIONAL: Uma ferramenta que permite estabelecer relações entre as aulas presenciais e as tecnologias, que faz parte do cotidiano do aluno e do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa de maneira atraente, transformadora e contextualizada.

"Lição de casa" é coisa séria e devemos valorizá-la. LET'S GO!!

A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL ESTÁ CHEGANDO!


 
WORLD CUP – SOUTH AFRICA
Copa do Mundo na África do Sul

Em 11 de junho de 2010 começa a Copa do Mundo na África do Sul. Vamos aproveitar o maior evento de futebol do planeta para tratar não apenas do esporte, uma das grandes paixões brasileiras, mas também das nossas raízes culturais africanas e do respeito à diversidade.

Tudo começou na escola

O campo de futebol e a sala de aula podem parecer dois universos distintos, mas foi exatamente nos colégios da Inglaterra que as primeiras regras do esporte foram criadas, no século 19. No Brasil, os padres jesuítas do Colégio São Luís, em Itu (SP), já incentivavam a prática do ludopédio em 1880. "A escola foi a primeira instituição a perceber que o futebol tem uma ordem e uma disciplina peculiares. Por isso, sua prática contribui para a formação do cidadão", lembra Alcides Scaglia, da Universidade Estadual de Campinas.
Muitos aspectos da vida cotidiana podem ser explicados com base no jogo, como por exemplo a ética - tema transversal importantíssimo , basta lembrar que o primeiro passo é acatar as regras. Craques como Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Ronaldo e Robinho somam o talento pessoal e a dedicação a uma postura de companheirismo com relação aos outros membros de equipe, sem jamais humilhar ou agredir os adversários. Os atletas também devotam enorme respeito aos técnicos, tanto que costumam chamá-los de professor!
Nos estádios, porém, têm aflorado traços nada nobres do comportamento humano, como o racismo e a xenofobia (nas arquibancadas da Europa, torcedores já foram flagrados imitando sons de macacos e fazendo saudações fascistas, entre outras barbaridades). É saudável ressaltar em sala de aula a importância e o talento de atletas negros, como Leônidas da Silva, o Diamante Negro; Didi, o inventor da folha-seca; Garrincha, o Anjo das Pernas Tortas; e Pelé, eleito atleta do século 20 e aclamado por todos como simplesmente o Rei.

FUTEBOL... UMA PAIXÃO BRASILEIRA!
Charles William Miller é o pai do futebol brasileiro. Filho de um inglês e de uma brasileira nasceu perto da estação de trem do Brás, na época um bairro nobre de São Paulo. Aos nove anos, foi estudar na Europa. Desembarcou em Southampton, no extremo sul das ilhas britânicas, e aprendeu a jogar futebol na Bannister Court School. Tinha um estilo de jogo alegre e malandro, características que marcariam o futebol brasileiro para sempre.
Depois de dez anos na Inglaterra, Charles Miller retornou ao Brasil, em 1894, trazendo na bagagem duas bolas da marca Shoot, fabricadas em Liverpool, que ele ganhou de presente de um companheiro no time de Southampton, que mais tarde se tornaria presidente da Liga Inglesa, a primeira associação de futebol do planeta. Também vieram com Miller uma bomba de ar, dois uniformes e um grosso livro de regras.
   



 
 FOOTBALL (American) O futebol americano nos Estados Unidos é chamado simplesmente de football ao contrário da maioria dos países  que associam a palavra ao futebol. Na verdade essa confusão entre os nomes se dá ao fato do futebol e do rugby terem sido introduzidos praticamente na mesma época nos Estados Unidos. O rugby surgiu na Inglaterra como uma variação do futebol, por isso era formalmente chamado de rugby-football para se diferenciar do futebol controlado pela FA (Association-football). Apesar disso, os dois desportos eram chamados simplesmente de football, com isso a nomenclatura foi carregada com o esporte, que surgiu com as influências do rugby, e atualmente os dois desportos mantêm características reconhecíveis, como  a partida ser jogada por 11 jogadores.



SOCCER (England) O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário.
No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais. No ano de 1904, foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções (Copa do Mundo) de quatro em quatro anos. A FIFA também organiza campeonatos de clubes como, por exemplo, a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.
“Pra entender melhor!”
1. Soccer, é jogado com bola redonda e disputada através dos pés;
2. Football, em português, “futebol americano” (semelhante ao rugby inglês) usa uma bola oval que é disputada através das mãos.

QUANDO O JUIZ APITAR DANDO INÍCIO À COPA DO MUNDO, NO DIA 11 DE JUNHO, A ÁFRICA DO SUL SERÁ O CENTRO DAS ATENÇÕES


Nome Oficial: Afrika borwa (República da África do Sul)
Capital da África do Sul: Pretória
Área: 1.219.912 km² (24º maior)
População: 43.64 milhões (2002)
Idiomas Oficiais: Inglês, Afrikaans e dialetos locais.
Moeda: Rand
Nacionalidade: Sul africana
Principais Cidades: Johanesburgo, Cidade do Cabo, Durban e Pretória.


Marcada historicamente pelo regime do Apartheid - vigente de 1948 a 1994-, a nação foi palco de uma importante virada. Hoje todos não importam a cor, erguem, juntos, o país mais rico do continente. Só na construção de cinco estádios e na infraestrutura das cidades que receberão as partidas, o governo investiu 1,1 bilhões de dólares. A África do Sul, é importante destacar, não é o único país em desenvolvimento na região.
Já é senso comum imaginar a África apenas como um conglomerado de países cobertos por vastas áreas abrigando animais selvagens, populações que sofrem com a miséria, economias falidas e governos corruptos. De fato, isso tudo ainda existe por lá, mas não pode representar o retrato de um continente tão grande e variado. Os dados mostram mudanças: a população é cada vez mais urbana, o número de países democráticos aumentou e existem diversas economias em crescimento. O mundo todo está de olho. Não é à toa, portanto, que o continente esteja sediando pela primeira vez um evento tão esperado pelo público e que movimenta bilhões de dólares.
ACTIVITY
- As turmas formarão grupos de até 04 alunos. Após a apresentação do material de pesquisa pela professora e as devidas orientações, as equipes deverão completar esse material, pesquisando as respostas das seguintes questões:
7º anos:
- Qual o significado de ludopédio e xenofobia?
- Quem foram os capitães das seleções brasileiras de futebol que levantaram a taça de campeões em 1958 / 62 / 70 / 94 e 2002?
8ºs anos:
- Quais são as regras do Futebol Americano? E do Rugby?
- Quais dessas regras são parecidas com as regras da escola?
9ºs anos
- O que significa Apartheid? Expliquem.
-  Pesquisar uma personalidade do futebol e descrever um pequeno perfil e uma curiosidade a respeito, destacando suas habilidades e atitudes positivas. A pesquisa deverá conter: imagem, título (em português e inglês) e texto de no mínimo, 30 linhas por escrito e 40 linhas digitadas.



- A pesquisa valerá 1,0 na média (Work 2) e deverá ser entregue até a semana de avaliações (08 a 15 de Junho), por e-mail ou por escrito (á mão) ou digitado, para serem apresentadas na sala de aula em um seminário. Não será aceito cópias da internet, mas relatos pessoais com as respectivas referências bibliográficas ou webliográficas, de onde os dados foram encontrados.
- Não se esquecer de identificar o trabalho com o nome, número de chamada e turma.

Bibliografia de apoio:
Futebol: o Espetáculo do Século, José Paulo Florezano (org.), 284 págs., Ed. Musa, tel. (21) 2516-2581, 39 reais
O Jogo Dentro e Fora da Escola, Silvana Venâncio e João Batista Freire (orgs.), 184 págs., Ed. Autores Associados, tel. (19) 3289-5930, 32 reais
O Negro no Futebol Brasileiro, Mario Rodrigues Filho, 344 págs., Ed. Mauad, tel. (21) 3479-7422, 45 reais

Sites de apoio:
www.google.com  (busca)
www.wikipedia.com.br  (enciclopédia na web)
www.novaescola.com.br   (revista da educação)
www.portalbrasil.net/regras_do_futebol.htm (traz as 17 regras do futebol)
http://www.youtube.com/watch?v=fyLyd94X21g (vídeos de apresentação sobre a Copa do Mundo)
www.animatunes.com.br (charges animadas sobre futebol)


MOMENTOS DA APRESENTAÇÃO EM FOTOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão e opiniões...é muito importante para que nós possamos melhorar sempre!