BIG BLOG ESTUDANTIL DO ETALÍVIO PEREIRA

ESTUDO E DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS EM REDE.

BLOG EDUCACIONAL: Uma ferramenta que permite estabelecer relações entre as aulas presenciais e as tecnologias, que faz parte do cotidiano do aluno e do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa de maneira atraente, transformadora e contextualizada.

"Lição de casa" é coisa séria e devemos valorizá-la. LET'S GO!!

sexta-feira, 2 de maio de 2014

PLANEJAMENTO DO 1º SEMESTRE DE 2014 - LEM- INGLÊS. VAMOS ACOMPANHAR, JUNTOS, NOSSA TRAJETÓRIA ESCOLAR?


EM ETALÍVIO PEREIRA MARTINS

Supervisão: Maria Zoé Bezerra Carvalho
- PLANEJAMENTO 1º SEMESTRE / 2014 –
 Turmas: 6º ao 9º ano (Matutino/Vespertino)

 “Não basta saber, é preciso também aplicar; Não basta querer, é preciso também agir.” (Goethe).

Para favorecer a melhoria do processo e de interação do ensino e da aprendizagem, bem como, programar e desenvolver ações que proponham subsidiar o trabalho docente de maneira unificada na disciplina de L.E. Inglês, elaboramos o planejamento do 1º Semestre, baseados no Referencial Curricular da REME, com o apoio do livro didático, demais ferramentas tecnológicas, estabelecendo-se como base, a comunicação real. Torna-se, pois, fundamental conferir ao ensino de Língua Estrangeira um caráter que, além de capacitar o aluno a compreender e produzir enunciados adequados num segundo idioma propicie a ele a possibilidade de atingir um nível de competência comunicativa capaz de permitir-lhe acesso a informações de vários tipos e em diversas situações da vida cotidiana, aproximando-o de várias culturas e, consequentemente, a sua integração ao mundo globalizado e sua formação como indivíduo.

CONTEÚDOS

Para todos os bimestres e turmas: Apresentação da proposta metodológica do professor; conscientização das possibilidades de uso do idioma em diversas situações de comunicação autêntica verbal, não-verbal e virtual; percepção das possibilidades de ampliação e manutenção do canal comunicativo, para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa (LI); Aquisição de diversos tipos de vocabulário; Leitura e compreensão de textos autênticos relacionados à realidade do aluno, nas categorias: Reading for Pleasure and Reading for Learning, por meio de estratégias de leitura adequadas a cada nível (General Comprehension);

Critérios de Avaliação:

. Writing test (bimestral) reading/writing: grammar/comprehension text    =  5.0
. Comportamento/ Organização (NAAT)                                                       =  1.0
. Work in class 1 (atividade individual)                                                            =  1.0
. Work in class 2 (atividade em dupla)                                                            =  1.0
. Work in group (até cinco alunos por grupo)                                                =  2.0
* Question Bonus (opcional): Tema: Tecnologia na Escola                          =   0,5  
* Encapar o Livro Didático para sua conservação, no uso diário                    =   0.5   
Total de Pontos:                                                                                               = 11,0

6ºs anos
1º Bimestre (Sondagem/Socialização)

Socialização: Apresentação da professora; Disciplina; Combinados/Permissões de Inglês; Instruções e atividades sobre o uso do Dicionário Bilíngüe e o Livro Didático: Vontade de Aprender Inglês; Critérios de Avaliação (somatória); Acompanhamento/registros virtuais: Big Blog Estudantil http://alunosdovanderlei.blogspot.com.br/ ou Página do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Educapaz-EM-Etal%C3%ADvio-Pereira-Martins2014/280556412046500?ref=hl ou pelo E-mail Educacional: spinelliteacher@gmail.com

Sondagem 1: A importância de aprender inglês (BIG BLOG ESTUDANTIL); Fonética: Alphabet;
Sondagem 2: Adaptação de games populares, para que o aluno possa demonstrar o que já aprendeu: Brain StormLove BingoSpelling (listening/speaking); registrados no caderno;
Temas Transversais: Trânsito – Meio Ambiente;
Vocabulary: Cultural Information: Valentine’s Day/ Pic Nic; Numbers (dates/math); Months; Polite Words; Permissions.
Comprehension Text: Tirinhas (Quadrinhos/Garfield);
Grammar: Personal Presentation: Question WH – What / How old; Alfabetização da estrutura da língua inglesa;
Work in class 1: Produção de carta/cartão/tirinha com o tema: “Amor Incondicional” – Recursos: pessoais ou adquiridos na escola: papel sulfite; cartão; cartolina; canetas coloridas; lápis de cor, cola, tesoura, etc
Work in class 2:  Em duplas, mas com registros no caderno separadamente, efetuar os exercícios do livro (page 19/1 e 20/2) para discussão e correção coletiva. Recursos: Quadro branco/canetão; Livro Didático / Dicionário bilíngue e caderno para registros;
 Work in group (até 2.0 na média): Project: Traffic Safety: Vídeos: Pateta no Trânsito / Trânsito no Mundo / - 5 Questões Norteadoras com os seguintes objetivos: Possibilitar a interpretação das imagens dos vídeos por meio do letramento crítico e dos letramentos multissemióticos; Interrogar criticamente os interesses dos participantes do processo de comunicação e suas questões ideológicas; Ampliar e negociar sentidos, perceber noções de heterogeneidade e alteridade nas interações sociais, por meio da Língua Estrangeira.
Recursos: Internet/Computadores/Power Point, Notebook/Datashow, Caderno para registros.

7ºs anos
1º Bimestre (Socialização/Review)

Socialização: Apresentação da professora; Disciplina; Combinados/Permissões de Inglês; Instruções e atividades sobre o uso do Dicionário Bilíngüe e o Livro Didático: Vontade de Aprender Inglês; Critérios de Avaliação (somatória)
Sondagem 1: A importância de aprender inglês (BIG BLOG ESTUDANTIL);
Sondagem 2: Adaptação de games populares, para que o aluno possa demonstrar o que já aprendeu: Brain Storm – Love Bingo – Spelling (listening/speaking); registrados no caderno;
Temas Transversais: Trânsito – Meio Ambiente;
Vocabulary: Cultural Information: Valentine’s Day; Polite Words; Permissions;
Comprehension Text: Unit. 1 “Books” (pages: 7 a 12) - Sinopses (Books and Movies); Reading for Pleasure;
Grammar: Simple Past (regular verbs); Ortography (abilities)
Work in class 1: Exercise: page 7 (1), registrado no caderno e posterior correção individual e coletiva;
Work in class 2:  Spelling = relação de 30 palavras escolhidas pelos alunos, em português e tradução para o inglês. A Professora escolherá uma da lista e o aluno deverá soletrá-la corretamente e dizer o significado.
 Work in group (até 2.0 na média): Project: Traffic Safety: Vídeos: Pateta no Trânsito / Trânsito no Mundo – Produção de Placas de Sinalização (SIGNS) em Português/Inglês, específicas para o espaço escolar. Após registro e correção, serão fixadas nos locais.
Recursos: Internet/Computadores/Power Point, Notebook/Datashow, Máquina Fotográfica; papel/papelão, material de pintura e acabamento, pistola de cola quente, fitas adesivas largas, cola, tesoura, etc.

8º B – 1º Bimestre (Sondagem/Socialização)

Socialização: Apresentação da professora; Disciplina; Combinados/Permissões de Inglês; Instruções e atividades sobre o uso do Dicionário Bilíngüe e o Livro Didático: Vontade de Aprender Inglês; Critérios de Avaliação (somatória)
Sondagem 1: A importância de aprender inglês (BIG BLOG ESTUDANTIL);
Sondagem 2: Adaptação de games populares, para que o aluno possa demonstrar o que já aprendeu: Brain Storm – Love Bingo – Spelling (listening/speaking); registrados no caderno;
Temas Transversais: Trânsito – Meio Ambiente;
Vocabulary: Cultural Information: Valentine’s Day; Polite Words; Permissions; Clothes/fashion;
Comprehension Text: Unit. 1 “Your Style” (pages: 7 a 18) – Magazine – Publicity.
Grammar: Adjectives (comparatives)
Work in class 1: Exercise: page 7 (1), registrado no caderno e posterior correção individual e coletiva;
Work in class 2:  Spelling = relação de 30 palavras escolhidas pelos alunos, em português e tradução para o inglês. A Professora escolherá uma palavra da lista e o aluno deverá soletrá-la corretamente e dizer o significado.
 Work in group (até 2.0 na média): Project: Traffic Safety: Vídeos: Pateta no Trânsito / Trânsito no Mundo – Produção de Placas de Sinalização (SIGNS) em Português/Inglês, específicas para o espaço escolar. Após registro e correção, serão fixadas nos locais.
Recursos: Internet/Computadores/Power Point, Notebook/Datashow, Máquina Fotográfica; papel/papelão, material de pintura e acabamento, pistola de cola quente, fitas adesivas largas, cola, tesoura, etc.

9ºs anos A (Inglês 1) - B (Inglês 1 e 2) – 1º Bimestre

Socialização: Apresentação da professora; Disciplina; Combinados/Permissões de Inglês; Instruções e atividades sobre o uso do Dicionário Bilíngüe e o Livro Didático: Vontade de Aprender Inglês; Critérios de Avaliação (somatória); Apresentação dos componentes curriculares do Inglês I e 2, de acordo com a nova modalidade de ensino da língua estrangeira, na REME.
Sondagem 1: A importância de aprender inglês (BIG BLOG ESTUDANTIL);
Sondagem 2: Adaptação de games populares, para que o aluno possa demonstrar o que já aprendeu: Brain Storm – Love Bingo – Spelling (listening/speaking); registrados no caderno;
Temas Transversais: Trânsito – Meio Ambiente;
Vocabulary: Cultural Information: Valentine’s Day; Polite Words; Permissions; Inventions and technologies;
Comprehension Text: Unit. 2 “Inventions and technologies” (pages: 20 a 32) – Informative Gender;
Grammar: Actions Verbs/ Questions WH – What/Who/When/Where;
Work in class 1: Exercise: page 20 (1), registrado no caderno e posterior correção individual e coletiva;
Work in class 2:  Spelling = relação de 30 palavras escolhidas pelos alunos, em português e tradução para o inglês. A Professora escolherá uma palavra da lista e o aluno deverá soletrá-la corretamente e dizer o significado.
Work in group (até 2.0 na média): Project: Traffic Safety: Vídeos: Pateta no Trânsito / Trânsito no Mundo – Filme de Ficção científica relacionados ao tema (Elysium/Transformers): Produção de um Documentário, gênero do cinema que mais se aproxima do jornalismo eletrônico. Será apresentado, inicialmente, as 1ª/2ª Etapas: Definição das funções dos integrantes do grupo: Diretor – Redator – Repórter/Narrador – Diretor de Arte – Diretor de Imagem – Operador de Câmera e a criação de uma SINOPSE do eu será desenvolvido durante o ano letivo, para obter a captação dos recursos que serão utilizados, ou seja, será o Cartão de Visitas do filme e o ponto de partida para a produção.  Recursos: Internet/Computadores/Power Point, Notebook/Datashow, Máquina Fotográfica/Filmadora; entre outros recursos específicos de cada grupo.

2º Bimestre
Total: 10 aulas (6ºs/7ºs/8ºB e 05 aulas 9º A)

Como o Brasil será a sede dos Jogos da Copa do Mundo de Futebol neste ano, o calendário escolar foi planejado para poder adequar-se a esse evento de importância nacional. Portanto, faz-se necessário adequar o planejamento dos conteúdos das aulas, que serão contextualizadas pelo tema, assim os alunos poderão acompanhar de forma real os acontecimentos, tanto na vida pessoal como escolar. Segue o esquema para ser seguido, com todas as turmas, de acordo com o nível e grau de complexidade de cada um, incluindo os alunos especiais, no quesito aprendizagem. *As atividades gramaticais propostas devem sugerir que o aluno descubra, por si, as regras do funcionamento da língua por meio de reflexão, da elaboração de hipóteses e da mediação do professor, ambos conscientes de que a gramática deve estar a serviço da comunicação autêntica.

Project: Traffic Safety: Será inserido o tema ao evento, com ênfase na Mobilidade das pessoas que visitarão nosso país (7ºs/8ºs anos); Comunicação entre os povos, por meio da língua oficial e universal, a inglesa (9ºs anos); A origem do esporte; os acontecimentos que giram em torno do esporte, na atualidade, como o Preconceito e a Violência nos estádios e, as ações que são necessárias para combatê-las (6ºs anos). Sub-Título: Trânsito e a Copa do Mundo: no Brasil e na Escola. / Traffic and World Cup: in the Brazil and in the School.

. Critérios de Avaliação: Segue o mesmo; Question Bonus: tema: World Cup;

. Conteúdos: Finalizar as Unidades do livro, iniciadas no 1º Bimestre e seus conteúdos específicos; Apoio de imagens, vídeos, textos de revistas e do Google Acadêmico, para introdução dos temas e pesquisa para produção dos trabalhos individuais, duplas e em grupos, que serão orientados pela professora; *Sala de Informática: Assim que os problemas com o sinal da Internet forem resolvidos, poderemos utilizar o espaço para as pesquisas. Nesse caso, estamos trabalhando em sala de aula, por meio de notebook/Datashow próprios, utilizando os Programas: Power Point e Word, como base das informações; Apoio virtual para troca de informações e entrega de trabalhos pelo E-mail educacional.

. Introdução: As turmas irão decorar as salas com o tema da Copa, utilizando diversos materiais pertencentes à Professora ou requisitados na escola, para obter um clima real nas atividades, onde, concomitantemente, serão expostos os trabalhos realizados por eles, no 1º Bimestre;

. Sequência Didática: Acompanhar as ações quinzenalmente, por meio de registros, no caderno de planejamento, ou, quando se fizer necessário;

. Recursos: Serão informados após as reuniões, com os alunos;

. Avaliação: Diária, com registros no caderno de planejamento/ Ficha de Desempenho/Caderno de Registros da Escola;

. Registros/Divulgação: Acompanhar as ações, pelo Blog Educacional e pela Página Educacional do Facebook.


*Relevância Social das Ações: Dada a complexidade do processo de aprendizagem da Língua Inglesa, cabe ao professor especificar o funcionamento dessa língua, os princípios, as premissas, as técnicas, a relação professor/aluno e os Critérios de Avaliação, com o intuito de levar o aluno a refletir sobre a importância de ter clareza sobre o processo de aprendizagem no qual está inserido como sujeito ativo e co-autor de sua própria aprendizagem.

BY TEACHER MÁRCIA HELENA SPINELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão e opiniões...é muito importante para que nós possamos melhorar sempre!